terça-feira, dezembro 11

E agora?!

Mas alguém me consegue explicar porque raio é que o preço das casas está tão alto?!

A questão é: compramos ou alugamos?!Se compramos ficamos sujeitos à Euribor e às subidas, se alugamos estamos a pagar por uma coisa que não é nossa. Como é que uma moça se decide?!

E com isto tudo passamos a viver para a casa. O dinheiro é todo chupado para lá, saídas à noite, jantaradas, enfim… vamos jantar fora quando temos a sorte de ter uma varanda incluída no apartamento e isto se o tempo ajudar.

A sério, qualquer dia sou eu que estou na TV a cantar, com uma guitarra ao pescoço, uma musica foleira idêntica ao do Millennium

11 comentários:

QqCoisa disse...

Ahahahahahahaha... Eu bem k canto... mas n passa disso... xnif xnif... Já agora... se souberem responder à questão agradecia...

Hélder disse...

Compra, o juro vai baixar!

Feitiozinho disse...

QqCoisa: pois é, a verdade é que ninguem sabe... toda a gente prefere comprar mas depois com as subidas de juro fica tudo a fazer dietas porque o dinheiro não estica

Feitiozinho disse...

htsousa: foi o meu primeiro pensamento, mas a verdade é que ainda bem que não o fiz... fiz umas simulações uns meses atras, comparadas com as simulações de agora com os novos juros, é de cortar os pulsos...

Atractor Estranho disse...

Em Lisboa, definitivamente aluga.
A diferença de preço é mais que suficiente para se investisses o dinheiro (e atenção que nele entrariam contribuições autarquicas, condomínios, etc...), ganhares mais dinheiro do que o que realizarias com a valorização da casa. Especialmente com os juros a subir.
Ou se preferires, o dinheiro que sobra dá para jantares, saídas, enfim... ter vida!
Pelo menos vida para além da "corda ao pescoço porque estou a comprar casa" que é o que se vê por aí... ;)

Feitiozinho disse...

atractor: ora aí está uma verdade muito grande... se depois começares a pensar que um T1 é uma casa com um periodo muito curto de vida, que não dura mais do que uns 5 anos, que um T2 para já não faz sentido e não compensa o esforço financeiro... Para quê me enfiar até ao pescoço com dividas numa coisa que é temporária?!

Com sorte ainda consigo concorrer ao subsidio para jovens, reduzo a renda e mantenho os meus jantares e saídas!

Gostei da ideia!

Hélder disse...

Se conseguires o apoio para jovens, vale a pena, mas ouvi dizer que o acesso não está fácil, especialmente na região de Lisboa.

Mas acredita no que te digo, os juros vão baixar, já em 2008! (crises petrolíferas graves à parte)

Mas quando digo para comprares, estou a admitir que estamos a falar em casas equivalentes (para alugar ou comprar), onde pretendes morar durante uns tempos. A actual pressão imobiliária não vai durar sempre, e as casas retêm sempre algum valor, que podes abater ao comprar uma nova. Não estou ligado ao sector imobiliário, apenas é a minha leitura do mercado. E os movimentos internacionais de capitais já apontam no mesmo sentido, o mercado precisa de uma aumento do investimento, o que se traduz numa descida da taxa de juro.

Se puderes, o melhor até era esperar que desça e depois avaliar um empréstimo a taxa fixa.

QqCoisa disse...

eu ainda vou aguardar... mas 2008 cheira-me que sera O ANO! :) Hope so! É que com casa propria... custa-me um pouco gastar € em casita... mas vai ter mm q ser...

QqCoisa disse...

AH.... outra coisa... ja ouvi dizer que os apoios aos jovens estão cada vez mais limitados... estando em termos de percentagem nos 30% de ajuda... com bastantes limitações mediante o valor do ordenado da pessoa. E tb ja ouvi dizer q para o ano vai deixar de existir esse subsídio... :S

Hélder disse...

A reserva americana baixou a taxa de juro anteontem, o poder de compra tem baixado, o mercado imobiliário abrandou bastante. Cada vez há mais sinais, eu aponto para duas a três descidas na taxa de juro para 2008.

Feitiozinho disse...

htsousa: hmmm, será que posso confiar na tua intuição? Se falhar, tenho garantias? :P