quarta-feira, dezembro 17

Ursa – Teoria daquela que hiberna

No seguimento da bicharada aqui vai mais uma das minhas teorias…


E em honra ao frio que tem estado hoje venho falar-vos da “Ursa – Teoria daquela que hiberna”


Bem sei que as relações humanas são complexas de mais para serem minimizadas a umas comparaçõezinhas sem sentido nenhum, mas a verdade é que se começar a olhar para as pessoas que estão à minha volta acho que consigo associar um animal a cada uma delas. Se anteriormente falei de vacas e avestruz, hoje queria falar da ursa.


Como toda a gente sabe todos os ursos sentem aquele chamamento que os faz hibernar, cortar relações com o mundo e ficarem quietinhos num buraco qualquer. Não que esteja a chamar urso a ninguém, mas a verdade é que conheço muito boa gente que quando encontra uma cara metade decide hibernar por completo, fecham-se em copas e nunca mais falam com ninguém.


Bem sei que a malta tem tendência a sufocar-se naqueles primeiros semanas, vá.. meses… podemos chamar paixão, atracção, tesão típica de quem agora está a descobrir o outro, que nos faz viver e respirar a outra pessoa. Não compreendo pois aqueles relacionamentos em que ele impõe regras e tenta controlar os passos dela. Não gosta que ela jante com as amigas, não acha piada que ela almoce com os colegas do trabalho; não gosta que ela tome cafés com amigos que conhece desde os 6 anos… E ela coitada, como é fraca de espírito vai aceitando as suas imposições, entrando num estado de hibernação tal que se esquece de amigos e colegas para se dedicar unicamente à sua relação.


Claro está que mais tarde ou mais cedo a ursa acorda da hibernação e repara que as suas amizades estão magras, que passou demasiado tempo a dormir e que agora tem tempos difíceis pela frente para retomar tudo aquilo que perdeu enquanto hibernava. Tenta alimentar de novos as amizades, mas a verdade é que ela parou algures no tempo, deixou de fazer parte da vida deles, e quando tenta voltar atrás as realidades são diferentes... Não que seja impossivel à ursa voltar à vida que tinha antes de hibernação, mas a verdade é que após tanto tempo parada o esforço em reatar laços torna-se cada vez maior...


2 comentários:

Laidita disse...

Quando o urso despacha a ursa, a primeira coisa que ela faz é vir ter com as amigas que ignorou para uma palmadinha nas costas. Apetece dizer pega num pote de mel e enfia-te numa toca!

Helluah disse...

Ah AH Ah.. pior pior é quando se livram de uma hibernaçao e entram em outra... não é tadinhas, é estupidas que nem uma porta!