sexta-feira, fevereiro 13

6ª feira 13 ou dia dos namorados?!

Sendo 6ª feira 13 a malta anda toda aos cucos, com medo de escadas, gatos pretos, coisas de azar, bruxas e afins. Pois eu confesso que tenho mais medo do sábado dia 14, o afamado dia dos namorados.


Digam-me lá, já entraram no consumismo desenfreado e comprar as boxers aos vossos namorados? Ou então o belo do ursinho de peluche para a moçoila? Não há nada que me faz mais confusão do que estas merdas criadas por os tipos de marketing (hmmm, calma lá, também sou uma tipa dessa raça… reformulando…), essas bostas criadas pelo mercado para que a malta consuma mais.


Esta porcaria basicamente começou porque um tipo (imperador Cláudio II) decidiu proibir os casamentos porque achava que isso afastava os moçoilos dos seus exércitos. Mas como a malta andava muito apaixonada houve um bispo que decidiu desafiar o imperador, celebrando os casamentos às escondidas. O nosso querido Valentim foi condenado à morte porque ter desafiado as leis, sendo que enquanto esteve preso a malta jovem ia atirando flores dizendo que ainda acreditavam no amor.


No meio destas pessoas estava uma jovem, que por sinal era cega, que se apaixonou perdidamente por Valentim. Não sei bem o que aconteceu depois mas reza a história que a mocita recuperou a vista e que os dois acabaram por se casar. Mais tarde encontrou-se uma carta de amor, na qual constava a assinatura “do teu Valentim”, expressão essa que ainda hoje é utilizada. O nosso caro Valentim acabou por ser morto no dia 14 de Fevereiro de 270, motivo pelo qual hoje festejamos o seu dia como o dia dos casais e enamorados.

6 comentários:

Salto-Alto disse...

Que giro! Não conhecia a história! Eu não gosto de festejar o dia dos namorados porque não entendo porque é que um casal tem qu7e celebrar um dia que não lhe diz nada!

Laidita disse...

Entre os 2 dias venha o diabo e escolha!

Bruno Fehr disse...

Sim, eles festejam o dia em que ele perdeu a cabeça, mas perdeu não por se apaixonar mas sim por ter ficado sem ela. Saber isto, faz-me rir ainda mais :)

Feitiozinho disse...

Salto-Alto: acho que não passa de mais um desculpa para aumentar as vendas de coisas inúteis como peluches, cartões com mensagens foleiras e apetrechos que tal... Até porque se este é o único dia em que estão apaixonados, nem quero pensar como sobrevivem durante o resto do ano :P

Feitiozinho disse...

Laidita: eu prefiro o dia 13, sem duvida alguma... sempre me divirto a ver as pessoas e as suas superstições tontas :P

Feitiozinho disse...

Bruno Fehr: Acredita que achei delicioso saber o significado da data, pensei que fosse quando celebrou o seu primeiro casamento furtivo ou algo do género.. nunca que fosse o dia em que tinha perdido a cabeça...