terça-feira, janeiro 8

Cultura empresarial

A verdade é que os hábitos de trabalho mudam de país para país.
Qual será a primeira coisa que um estrangeiro pensa quando chega a um escritório português? O que é que lhe passa pela moleirinha quando as pessoas estão constantemente a falar, rir, ao pé umas das outras?

Na maior parte dos países quando se entra num escritório só se ouve o silencio, todos olham para os respectivos computadores e escrevem que nem uns doidos. Não olham para o lado e nem sequer lhes passa pela cabeça falar com o tipo que está ao lado em voz alta…

Nesses países o horário de trabalho é, em média, bastante inferior ao nosso, não se fazem horas extraordinárias, até porque são mal vistas, porque o trabalho deveria ser feito durante o horário de trabalho, caso não aconteça constantemente é porque essa pessoa não é produtiva.

No nosso belo país à beira mar plantado é exactamente o oposto, apesar de já não ser tão dramático, as pessoas preferem sair tarde, mostrar que são dedicadas ao trabalho, que trabalham 12/13 horas por dia. A grande verdade é que é humanamente impossível ser produtivo durante tanto tempo. Claro que as excepções existem, temos sempre os “fogos” para apagar mas são situações esporádicas e não a regra.

Não que me esteja a queixar, porque a verdade é que tenho a sorte de trabalhar num sitio em que esta questão “das horas” não é tida como prioritária. O trabalho tem que estar pronto e isso é o que importa, portanto não temos que fazer maratonas.

Isto tudo porque?! Bem, porque tenho ao meu lado um tipo estrangeiro que parece espantado com a nossa “postura profissional”. Falamos para a frente e para trás, porque temos um ambiente porreiro e descontraído. O que será que este tipo vai dizer? Se calhar pensa que somos doidos, que seria impensável ter este ambiente no escritório dele…

Ainda bem que aqui é assim, já que passo mais tempo cá dentro do que em qualquer outro lugar, pelo menos que aqui me divirta!

2 comentários:

QqCoisa disse...

LOLOLOL... olha eu n me divirto nada no trabalho... Queres trocar uns dias? :PPPPPPPPP So me divirto qd começamos (me&u) à palhaçada... pk a vontade que se me assombra o dia todo é de partir telefones pc's e td o que tiver à mao em cima de toda a gente! :P

Anónimo disse...

Ai que saudades... por aqui nao se ouve uma mosca... e quando se ouve fala em japones o que tambem nao ajuda!