quarta-feira, abril 22

Ordens, para que é que servem, alguém??

Gostava de vos dizer o quanto acho inutil a criação e manutenção de Ordens (médicos, arquitectos, advogados e afins). Na minha modesta opinião estas pseudo-associações apenas servem para sacarem dinheiro aos desgraçados que têm a infeliz ideia de seguir por um determinado tipo de profissão.

Seria de esperar um tipo de associação desta que defendesse os seus associados, que lhes simplificasse a vida, certo? Errado! Estes tipos funcionam em lobbys, dificultam a entrada, cobram excessivamente e fazem com que seja impossivel trabalhar todos aqueles que decidem não pagar as quotas.

Isto porquê?! Bem, no inicio de Março fui a um destes sítios entregar os documentos para o processo do J (após 6 meses de estágio académico e 9 meses de estágio da Ordem), tudo isto para que lhe fosse atribuído um número.

A resposta da ave rara que estava no atendimento disse-me que a atribuição do número iria demorar cerca de mês a mês e meio, sendo que teria que pagar €100 só por pedir o número. Após este período de espera (estupidamente longo, principalmente porque estamos a falar de número sequenciail), o J iria receber em casa uma carta com indicações para começar a pagar as quotas. Enfim, este era o processo e contra isso nada a fazer, os gajos são lentos e incompetentes, mas é a norma, mais vale gerir as expectativas e engolir uns sapos.

Até aqui tudo bem, não fosse o telefonema na 5ª passada no qual diziam que o processo tinha sido suspenso devido a um erro na data de inicio de estágio, este não tinha começado no dia 6 mas sim dia 4. Basicamente estas bestas só repararam nisto passado um mês, o que fez com que o processo ficasse em águas de bacalhau. Foi preciso mais uma deslocação ao antro da tal Ordem, entregar novamente os papeis, para sair de lá sem saber se o tal mês iria voltar ao inicio.

Por favor, alguém me explique para que é que estas merdas servem, a não ser para tirar dinheiro e complicar a vida às pessoas!

12 comentários:

Esoj disse...

Pois, também a mim já me tinha ocorrido essa pergunta, essa e outras.

Mas permite que discorde de uma coisa, eles defendem os seus associados e muitissimo bem. Ora vejam lá a recente guerra dos genéricos. Quem é que eles defenderam? Os pobres dos doentes? Pois...

afectado disse...

Não sei de que ordem falas em concreto, mas há de facto ordens que serviam melhores os seus "associados" se não existissem.

No entanto, e falando da que eu pertenço, não me parece má, e até ver, não dou por mal empregue o meu dinheiro (sendo que comparando com outra da qual conheço bem a realidade, paga-se bem menos na minha).

Mas ainda assim, acho que a minha também tem muito por onde melhorar.

C.C. disse...

Só posso falar no meu caso. A Ordem dos Economistas, serve para... bem para... epá como é que aquilo se chama... serve para... arghhh... serve para aquilo... a... NADA, é isso, serve para NADA. Há 10 anos que não serve para nada lol

Pronúncia disse...

Lembro-me perfeitamente quando me fui inscrever na minha, e só porque fui obrigada.

O empregado que me atendeu foi super arrogante e mal educado. Ainda me apeteceu dizer-lhe que era eu e outros como eu que lhe pagavam o ordenado no fim do mês. Mas era novinha, recém formada e fiquei caladita.

Ai, se fosse hoje... aquele senhor ia ouvir das boas! Ai ia, ia!

Verdade seja dita que de lá para cá, a minha ordem já melhorou um bocadinho e até tem feito umas coisitas pelos seus membros. Mas apoderia fazer muito mais, lá isso podia!

L!NGU@$ disse...

Serve mesmo para foder a vida e o dinheiro ao pessoal. Nada mais.

Salto-Alto disse...

Nem me digas nada. A Ordem dos Advogados só me ajuda numa coisa: limpa-me a conta bancária!

Feitiozinho disse...

Esoj: algumas ordens funcionam relativamente bem, pelo menos para a malta que já lá está dentro... temos outras que são inutilidades perfeitas, nem para os que lá estão nem para os que são forçados a entrar.

Feitiozinho disse...

afectado: arquitectos, é exactamente desta que falo... cambada de ladrões!

Feitiozinho disse...

C.C.: hoje em dia já quase qualquer profissão tem ordem... qualquer dia temos a ordem dos arrumadores do lixo... e o que eles fazem?! NADA

Feitiozinho disse...

Pronúncia: então podes imaginar o meu ataque de "bom" feitio quando apanhei aquela fulana, com ar de cabeleireira burra, sem saber o que dizer... affff, tiram-me do sério!

Feitiozinho disse...

L!NGU@$: ahh pois é! eu sou uma das sortudas que não tem ordem :D

Feitiozinho disse...

Salto-Alto: oh minha querida, com essa então estás bem tramada... se bem que uma vez lá dentro os tipos até se mexem bem... não é das piores, acredita...