sexta-feira, setembro 11

ABC dos orçamentos financeiros

Passei esta semana a fazer o business case, modelo financeiro complicadíssimo, para poder justificar o lançamento de um novo produto. Aquilo acabou por ficar um excel com milhares de linhas e centenas de colunas, folhas e folhas que estavam ligadas umas às outras de forma a ficar tudo automático. Introduzi os meus inputs e cheguei à conclusão que a coisa não estava muito famosa.

O desespero ia aumentando sempre que achava que a reunião em que estava era a ultima e que ia conseguir fechar o bicho, só para mais tarde me aperceber que os valores estavam todos engatados e que fechar a coisa no momento seria algo de impossível.

Acho que ontem cheguei ao meu limite, respirei fundo e tentei manter a cabeça fria mas depois de 2h30 a olhar para uma folha do Excel, que parecia vir directamente do Satanás em pessoa, comecei a fraquejar. Linhas e linhas, formulas e formulas, esta não bate certo, ali devia crescer e está negativo... Santa Mãe o que se passa aqui?!

Cheguei à conclusão que a melhor forma de fazer isto é martelar os valores para que os quadros finais apareçam bonitos e limpos de stress. Não interessa o que está nos bastidores desde que no palco esteja tudo bem. Estranho?! Ora pois, eu também achei até percebi que isto é pratica comum portanto não há nada para fazer...

No entanto eu estou numa empresa que dá lucros, portanto a bem ou a mal a verdade que escrevemos acaba por se concretizar... A minha questão é, será que todos os orçamentos são feitos desta maneira?! Abonecar as coisas para que a "big picture" seja mais bonita? Já imagino a malta no governo a fazer os orçamentos todos os anos, como é que isto pode andar para a frente?

4 comentários:

C.C. disse...

Ah ah ah inadmissivel, se todos fizessemos isso eram só lucros lol

Pronúncia disse...

Aí está uma coisa que sempre desconfiei... meio mundo anda a fazer uns gráficos muito bonitinhos, mas sem significado real!

Detesto batota. Não seria capaz de o fazer!...

Bom fim de semana! ;)

Feitiozinho disse...

C.C. já nem tenho duvidas que todos fazem isso...

Feitiozinho disse...

Pronúncia: isso foi o que eu disse...mas dps se n o faço alguem a cima de mim faz... o resultado é igual...